SSBI - Softwares & Soluções em Business Intelligence


     Para se estabelecer um conceito de BI (Business Intelligence) seria importante definir os dois termos que integram o referido conceito: Negócio(Business) e Inteligência (Intelligence).

Negócio

     Poderíamos conceitua-lo como a forma de intermediação de uma atividade, geralmente comercial, que enseja a troca de um serviço e/ou produto, com fins lucrativos, na maioria dos casos, em se falando do mundo empresarial. Modernamente, negócio é o foco de atuação de uma empresa, onde esta procura atender, dentro deste foco, seu principal objetivo: o cliente. Para exemplificar, podemos recorrer ao caso de uma empresa do ramo farmacêutico: o seu foco e consequentemente o seu negócio é prover saúde aos seus clientes; para isto fabrica medicamentos, efetua pesquisas, etc... Neste sentido conhecer bem o mercado de saúde, suas interligações, os concorrentes, perspectivas, etc... Torna-se fundamental.

Inteligência

    Em um dicionário podemos encontrar a seguinte definição: Faculdade de aprender, ou compreender; percepção. No sentido psicológico: Capacidade de resolver situações problemáticas novas mediante reestruturação dos dados perceptivos. Dentre as habilidades consideradas sinais de inteligência poderíamos incluir: Pensar e raciocinar; aprender ou entender a partir de experiências passadas; responder rápida e adequadamente a novas situações; etc...

     Portanto, na junção destes dois termos (Negócio e Inteligência) seria correto supor que a inteligência do negócio estaria ligada à capacidade de pessoas, em posição estratégica na empresa e que estariam diretamente ligadas ao negócio, com poder de decisão, para se adaptar ou alterar o rumo do negócio, seja no ambiente interno da empresa (estrutura, pessoas, recursos financeiros, etc.) ou no ambiente externo (mercado, concorrência, econômico, etc.).

     O BI busca, com a utilização de um conjunto de ferramentas, oferecer suporte as referidas pessoas em posição estratégica, através de um processo de preparação e pesquisa nas bases de dados existentes, denominados de KDD(Knowledge Discovery in Databases), que incluem a utilização das ferramentas de Data Mining, e dos avanços no campo da IA (Inteligência Artificial), de forma a otimizar a tomada de decisão e manter o capital intelectual das pessoas em poder do empreendimento,mesmo que essas pessoas venham a deixar o referido empreendimento.

Voltar

Topo


Home


[BI]
[Aplicações]
[Ferramentas]
[Publicações]
[Metodologia]
[Opinião]
[Consultor]